Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2007

PREMIO PROFESSORES DO BRASIL

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

No Brasil, o país do Lula (fazendo analogia ao slogan do governo federal), após quase seis anos de governo, continuamos observando um governo que ludibria inclusive a classe mais culta da sociedade, os professores.
Primeiro foi o Fome Zero, não matou a fome e nem tirou ninguém da miséria, muito pelo contrário, falta comida, porque falta emprego; faltando emprego não existe renda girando na economia... Falta o saneamento básico... Bem, falta tudo para a maioria. Este governo não resolveu nada até agora a não ser tratados que favoreçam o capital estrangeiro e os países mais ricos do mundo.
Nossa legislação é uma vergonha! Uma colcha de retalhos fabricada ao longo de quase vinte anos. Não legislou para a sociedade como um todo, mas como sempre foi, historicamente, para a minoria abastada e que com isso ficou cada vez mais rica.
Num país onde a carência de ensino e cultura é historicamente comprovada, vemos este governo do presidente (sem curso superior) criando prêmios para iludir a classe docente que algo pode ser mudado com idéias e concursos que poderiam ser apresentados no formato do BBB. Presidente, o que é pratica pedagógica?
Certamente ele não sabe, pois nos anos em que estudou (e não foram muitos), nem se falava em pedagogia, era a metodologia religiosa, militar, skineriana aplicado nas salas de aula.
Pedagogia é uma ciência, pelo menos aqui no Brasil, que desenvolve métodos de ensino – aprendizagem. No Brasil, no entanto, ela está sendo usada como uma fábrica de vaquinhas de presépio, que decoram, ou se esforçam, para depois aplicar numa realidade que nem nos países mais desenvolvidos é utilizada. E vejam que nesses países o nível cultural é astronomicamente maior que o nosso.
Alguns países desenvolvidos utilizam métodos desenvolvidos pela pedagogia moderna, mas em casos específicos, ou seja, em estudantes adultos.
Mas voltamos ao nosso Brasil, certa feita um pernambucano conterrâneo do presidente criou uma teoria chamada construtivismo, que naquele momento nem foi cogitada no Brasil, pois seu mentor estava exilado, sabe-se lá onde. Quando esse retornou ao Brasil, deparou-se com nosso presidente agitando as massas com seu discurso pseudo-socialista e este pedagogo (eca!) apresentou-lhe esta fórmula mágica de educar gente que nem se quer sabe como sobreviver.
O PT precisava naquele momento de fórmulas mágicas e novidades para apresentar a nação e foi assim: conforme a militância ia sendo formada, doutrinava-se sobre seus projetos e fórmulas de salvação do país em todos os seus aspectos.
Hoje temos uma fábrica de professores bitolados ao construtivismo, que não educa ninguém, não ensina ninguém. Sabemos que para governar bem, quanto mais ignorante o povo melhor, esses nem sabem o significado da palavra “opinião”, coisa que quem estudou pelos métodos tradicionais certamente sabe - inclusive nosso presidente, apesar de não ter curso superior.
Que povo consegue formar opinião aprendendo num método que só faz de conta e só deu certo com adultos acima dos 25 anos no início do século XX num país distante daqui, e que tinha como principal alvo além de ensinar, doutrinar politicamente estes alunos dentro da doutrina anarquista, algo que não é feito no Brasil, claro, mas o PT ganha e muito tendo este rebanho de professores marionetes e alunos cada vez sabendo menos e automaticamente levando o nível de qualidade do ensino em todos os graus cada vez mais pra baixo.
Universidade para todos, todos aqueles que só fazem de conta, não é culpa deles, mostraram que o ensino funciona assim, pergunto eu, então: “Que tipo de profissionais em todas as áreas (exatas, humanas e biológicas) terá muito em breve no mercado, se hoje vemos universitários que não têm habito de leitura, não interpretam e muito menos opinam”?
Mas vamos continuar com a farsa e concursinhos que representam para a maioria que tudo vai bem. Esperem para ver o desastre dentro de alguns anos, e o desastre já estará acontecendo? Explico:
Muitos dos jovens sem emprego estudaram, mas mesmo assim não sabem ao menos responder uma questão que dependa de interpretação ou opinião, automaticamente o mercado não quer este tipo de funcionário. Quer alguém capacitado, e incluo, nesta capacidade inclusive a de escrever.
Mas professores do Brasil, vamos fazer de conta e iludir o povo que tudo vai bem e o ensino Brasileiro é o melhor do mundo. Para os pedagogos freireanos que aceitaram esta rédea petista e são coniventes com esse desastre não só educacional, mas humano, pois gerações serão prejudicadas, minhas condolências! Como educadores, como gostam de serem chamados, vocês nasceram mortos!
Vivos são aqueles professores que não deixaram sepultar esta profissão milenar, e não se deixaram enganar pelas idéias falsas atreladas a ideologias políticas que estamos vendo aonde nos levam. É difícil falar em ideologia política nos dias atuais, a globalização confunde o raciocínio político das pessoas em todas as partes do mundo, com mistura de culturas, hábitos, línguas, moedas, e claro, com este comércio que era o sonho europeu desde o séc. XV.
Não existem mais as barreiras da guerra fria, o socialismo morreu, o anarquismo é utopia, o capitalismo está pleno no planeta, tendo unicamente a barreira islâmica que não quer assimilar este jeito de viver e pensar. Sua religião não permite e não fazem questão de se aprofundar neste poço que ninguém sabe o que tem no fundo.
Mas, o Brasil sofre uma crise ideológica, onde a maioria pensa que mudando o nome do partido, muda o pensamento ideológico e não é assim que funciona. Temos vários partidos mascarados sobre uma bandeira ideológica, mas que praticam uma política totalmente diferente. E a população como fica nesse emaranhado de idéias e práticas? Não fica!
Ninguém mais sabe o que é esquerda, direita, social democracia... A política capitalista não deixa espaço para outras correntes refletirem e tudo acaba numa grande confusão, pois o que prevalece é a política econômica e o capitalismo vai descartando o que não se encaixa no seu regime.
Por isso que quando comento contra a pedagogia freireana, é porque este sistema só favorece quem está no poder e tira proveito da política capitalista iludindo a maioria, que esta maravilha, que não funciona, vai nos colocar num patamar de igualdade com o resto do mundo desenvolvido. Que ilusão!
Mas espero que nossos governantes, (esses que estão aí é difícil), mas os futuros, criem um política com um formato de educação que dê condições de competir no mercado de trabalho. Que essa educação tenha menos poesia e romantismo barato, pois o mundo é selvagem e agressivo, e cada cidadão merece um bom preparo técnico cientifico para enfrentar esta selva capitalista que os espera.
Prof. Marlon Adami

Nenhum comentário: