Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Teoria Politica - Vamos aprender?!!

A Social-Democracia (1875)

Principais teóricos:E. Bernstein (1850-1932): As Premissas do socialismo e as tarefas da democracia social (de 1899), e K. Kautsky (1854-1938), A Interpretação materialista da história (1927).

Quem faz a política?Para os sociais-democratas, fossem eles de filiação marxista ou não, que fazia e dominava a política eram as classes dominantes, formadas pelos grandes cartéis econômicos associados aos bancos e aos donos dos latifundiários que controlam a vida parlamentar e as principais instâncias do poder. A classe burguesa enfim.
O partido dos deserdados

Quem deve fazer a política?As suas opostas: as classes trabalhadoras, até então alijadas dos direitos sociais e cívicos. Emergidos da revolução industrial, os operários devem organizar-se em partidos políticos e aliar-se aos sindicatos para assim participar do processo eleitoral e estender ao máximo a democracia. O objetivo da social-democracia é a tomada do poder pela classe trabalhadora organizada para transformar a sociedade e o Estado a seu favor. Através do processo eleitoral parlamentar e pela evolução geral da sociedade esperam chegar ao socialismo. Apesar de muitos dos seus militantes pregarem a necessidade da transformação social por meio de um radical revolução social e política, a social-democracia gradativamente abandonou a via revolucionária e aderiu ao processo da democracia representativa.

Os anarquistas (1872)

Principais pensadores e ativistas:Max Stirner: O único e sua propriedade?, (1845) e M. Bakunin (1814-1876): Deus e o Estado, (1871).

Quem faz a Política?As classes dominantes, que, mancomunados, utilizam-se do poder do Estado para oprimir os indivíduos.
A bandeira negra dos anarquista, o homem sem pátria e sem Estado

Quem deve fazer a Política?O revolucionário solitário, ou o pequeno grupo da fraternidade anarquista, que em seu gesto heróico ataca sem cessar os símbolos mais evidentes da opressão de classe: os integrantes do Estado opressor. Ele, o anarquista, utiliza-se da violência para desmantelar tudo aquilo que representa a autoridade secular ou religiosa, seja a do rei ou do papa, ao mesmo tempo em que oferece, através de atentados espetaculares, um exemplo corajoso para que os humildes, camponeses e operários, se insurjam contra a ordem vigente que lhes é madrasta. Enquanto existir o Estado não há homem livre nem liberdade. Desta forma, o dever do revolucionário é destruir inteiramente as bases do Estado. O melhor governo seria aquele formado por um infindável número de células anarquistas que ascendentemente formariam uma federação mundial.

Comunistas

Principais pensadores e ativistas:Lenin (1870-1924): Que fazer? (1902) e J. Stalin (1879-1953): Problemas do Leninismo (1926).
Lenin liderando os trabalhadores

Quem faz a Política?As forças do imperialismo. A poderosa coligação de empreendimentos econômicos e financeiros controlados pela burguesia internacional que se espalha, tanto pelo mundo industrial europeu como sobre as nações colonizadas. Posteriormente, depois de 1918, o imperialismo será revigorado pelos nazi-fascistas que ascenderam em vários países europeus numa luta de vida e morte contra o comunismo.
Bandeira da URSS

Quem deve fazer a Política?A vanguarda revolucionária, composta por revolucionários profissionais organizados em torno de um partido clandestino que representa os setores mais combativos e avançados do operariado fabril. Ela tem como missão orientar a sua luta e dirigi-la para provocar a eclosão da revolução social e futura implantação do socialismo. A tomada do poder será seguida pela imediata adoção da ditadura do proletariado e a criação de uma infra-estrutura para a montagem da sociedade comunista, obra do aparelho político-partidário sob controle irrestrito do seu secretário-geral.

O Fascismo

Principais atividades e teórico:Benito Mussolini (1883-1945) e Giovani Gentile (1875-1944): A Doutrina fascista.

Quem faz a Política?As classes oligárquicas liberais degeneradas, debilitadas pelo cristianismo ou pela franco-maçonaria, perdendo a capacidade de adotar as medidas excepcionais e necessárias para frear e combater a subversão comunista. Exatamente por sua fraqueza e perda da virilidade, elas encontram-se sem condições de pôr fim à desordem social e econômica que o capitalismo liberal ciclicamente provoca.

Quem deve fazer a Política?O Duce, o grande líder das massas, chefe incontestável do um movimento camisa negra que visa a implantação do Estado total, acabando com a anarquia comunista e com instabilidade do liberalismo capitalista. Responsável pelo erguimento da nacionalidade, ele deverá governar através de mecanismos excepcionais, confiando no estreito vínculo do chefe com o povo e no seu carisma pessoal. A sociedade por sua vez deve organizar-se em corporações e superar os conflitos de classe em nome da segurança nacional ameaçada pela subversão comunista e pela atomização individualista do liberalismo.

O Nazismo

Principais ativistas e teóricos:Adolf Hitler (1889-1945): Minha Luta (1925-1927) e Alfred Rosemberg (1893-1946): O Mito do Século XX (1930).

Quem fez a Política?O judaísmo internacional que visa a dissolução dos elementos constitutivos da raça e da nacionalidade, provocando guerras e fomentando crises. Tanto o capitalismo como o bolchevismo são estratagemas e maquinações econômico-ideológicos utilizados pelos judeus para executar seu projeto de dominação mundial.

Quem deve fazer a Política?O Führer, líder incontestável do movimento racial-revolucionário, que, com poderes extraordinários, baseado no Führerprinzip, assim que chegar ao poder desencadeará o processo de expurgo dos judeus e dos comunistas, bem como de uma política de limitação ou total abolição das liberdades democráticas. Estas medidas internas serão posteriormente apoiadas por uma campanha externa de expansão, uma nova guerra de colonização, visando estabelecer no Leste da Europa o Lebensraum, um espaço vital, morada futura da raça superior - Herrenvolk - que governará os demais povos inferiores - Untermench - baseada nas suas qualidades e virtudes inquestionáveis.

O Liberalismo

Principais pensadores:Benjamin Constant (1767-1830) Princípios da política aplicável a todos os governos representativos (1820) e John Stuat Mill (1806-1873) Sobre a Liberdade (1859).

Quem faz a Política?Os poderes excessivos do Estado, sujeito às influências maléficas do Executivo e por vezes inclinado aos reclamos da demagogia popular.

Quem deve fazer a Política?O cidadão, geralmente um homem qualificado, apurado pelo mecanismo eleitoral censitário (de acordo com a renda), dotado de propriedade e autonomia, que participa da vida política em eleições periódicas e se possível organizado partidariamente. A autoridade do Estado deve ser limitada por um eficaz sistema de divisão de poderes que impeça o despotismo ou os exageros do executivo, e que o imunize perante as exageradas demandas populares. O Estado deve apenas garantir o gozo da propriedade e a liberdade dos indivíduos "que é o gozo pacífico da independência privada".


A Democracia Moderna

Disso tudo conclui-se que a democracia moderna é uma confluência da ideologia liberal, na medida em que mantém o sistema representativo, a divisão dos poderes e as demais liberdades, que convivem com as propostas do programa socialista, isto é, a plena igualdade de todos os cidadãos, a garantia dos direitos sociais e trabalhistas e a equivalência dos sexos.

Observa-se que na democracia moderna desaparecem os anteriores critérios que discriminavam os cidadãos. Os critérios de impedimentos de ordem cultural (pois hoje votam alfabetizados e os analfabetos), sexual (votam homens e mulheres), religioso (ninguém perde seus direitos políticos por motivo religioso), censitário (não se divide mais os indivíduos em cidadãos ativos, com renda, e passivos, sem rendimento), racial (por serem de outra cor que a maioria), ou ideológico (por defenderem uma doutrina contrária aquela que domina o país) foram todos eles derrogados ou abolidos, mantendo-se apenas uma exigência de limite etário para que o indivíduo se torne cidadão.
Além dessa plena integração de todos os cidadãos, no moderno Estado de Direito estão assegurados os direitos de associação, de greve, de imprensa, de liberdade e de livre expressão das idéias.
A democracia moderna é também a síntese final entre quem faz e quem deve fazer a política. Nela atenuam-se as antinomias que marcaram o pensamento político desde os tempos de Platão até o recente declínio das ideologias modernas. Quem faz, pois, a política numa democracia moderna? O cidadão! Quem deveria fazê-la? Igualmente o cidadão.

Nenhum comentário: